terça-feira, 30 de outubro de 2012

Economia:


Tuvalu: Os principais produtos exportados por Tuvalu são copra (polpa seca do coco), pandano e têxteis. A pesca e o cultivo de palmeiras são atividades tradicionais.
Tuvalu é conhecido por suas atividades econômicas curiosas. Em 1998, Tuvalu começou a receber receitas resultantes da venda dos seus direitos ao código internacional de telefone "900" e da venda do seu domínio de internet .tv por quatro milhões de dólares ao ano. Também recebe receitas com a venda de sua bandeira para barcos internacionais e com as emissões de selos para colecionadores.
O turismo é muito precário, pois existe apenas um hotel no país, localizado em Funafuti. Destacam-se também os serviços financeiros.
Há alguns anos descobriu-se uma montanha marítima rica em corais rosas e outros diversos tipos de minerais, mas a exploração por enquanto ainda não começou.
Há grandes perspectivas quanto ao começo dessa exploração, pois arrecadaria mais receitas para este país subdesenvolvido da Oceania.
O dólar de Tuvalu tem paridade com o dólar australiano.

Nauru: A economia de Nauru é pouco desenvolvida. A exploração de fosfato tem sido a principal fonte de receitas nas últimas décadas. Contudo, as reservas estão esgotando, havendo a necessidade de diversificar as atividades. Com poucas áreas de cultivo, o país é obrigado a importar a maioria dos alimentos, além de água potável.
A moeda de Nauru é o dólar australiano.
Exploração de Fosfato em Nauru


Kiribati: o Kiribati tem poucos recursos naturais. As jazidas de fosfato, importantes na economia entre 1900 e a década de 1970, esgotaram-se pouco depois da independência, em 1979. A indústria é precária, baseada na confecção de roupas e produtos artesanais. A economia do país depende muito da agricultura e da pesca, encontrando algumas receitas com a exploração do guano. Existem algumas criações de porcos e de cabras, mas o bando mais numeroso é o de aves. O turismo representa cerca de 20% do PIB, e o país recebe entre 3 mil e 4 mil turistas por ano.
O país tem pouca infraestrutura, escassez de mão-de-obra especializada, e está a uma grande distância dos grandes mercados consumidores, depende muito da ajuda externa que recebe da Austrália e dos Estados Unidos. Há pouca desigualdade social; a parte mais rica são aquelas pessoas ligadas ao governo, e o resto da população constitui a parte mais pobre. É um dos países que tem o menor produto interno bruto do mundo, deve-se a isso a falta de matérias-primas e o escasso consumo nacional.
A moeda de Kiribati tambem é o Dólar Australiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário